Desfile_235_edited_edited.png

//OBRA

TIMBRE AMERICA LATINA PMA BRANCO.png
Adobe_Post_20210303_1934370.819076780487
Adobe_Post_20210303_1938340.142545806867
Adobe_Post_20210303_1943510.422679134800
Inclusão boton.png
Social boton.png
Viva boton.png

Consolidando-se como um dos projetos mais ativos no fomento à arte e à cultura, o ModelArts enfatiza em seus produtos artísticos a importância do indivíduo na sociedade  através de projetos multimidiáticos. Esse eixo mais conceitual de criações está ligado com seus trabalhos, que conectam o público com um lado mais humano e social desse mercado tão mágico e transformador.

Atrelar Moda à Arte e Cultura vem sendo uma linguagem construída pelo ModelArts ao longo dos anos e direciona o segmento para um foco diferenciado de comunicação, que busca tocar o público  e se comunicar com a sociedade sobre temas e assuntos pertinentes à todas e todos.

EXPOSIÇÕES
 
CONSCIÊNCIA DAYIMANE

FORMATO: 

Fotos impressas Couchê 250g Brilhante

PEÇAS:

20 - Tamanho A3

CONCEITO: 

Debate Racial ; Cultura e Moda Afrobrasleira.

 

ANO DE LANÇAMENTO: 

2015

Com referências na cultura afro-brasileira a mostra CONSCIÊNCIA DAYIMANE foi o primeiro evento de moda da Consciência Negra na região de Sorocaba. Em linguagem de editorial foram expostas fotos com modelos negros estrelando um novo formato de editorial. O lançamento da Expo. apresentou também uma performance com modelos de todos os perfis, desde crianças até pessoas mais velhas, possibilitando uma democracia artística regional.

 

O trabalho também inicia uma nova pesquisa entre MODA e DANÇA que é notável nas suas próximas criações de forma mais aprofundada, nesta edição em especial com a parceria da Cia de Dança MILLENIUM DANCE COMPLEX recém chegada ao Brasil, apresentando uma performance de contemporâneo no lançamento da Expo. 

FICHA TÉCNICA:​

Patrocínio Cultural: ESAMC e Trianálises 

Apoio Cultural: Sorocaba Shopping, Ana Abelha Doces, Projeto MODAHORA, Ciléia Silva Alta Costura, Bruna Capitanni e  Cris Celebrar.

Fotos: Luís Mantoanelli e Paulo Moraes

Beleza: Josh Castro e Nani Vilariño

Beleza Desfile: Maria Castro e Josh Castro 

Styling: Marina Vital

Assistente de Styling: Larissa Ceryno

Produção Executiva:Diego Corrêa e  Juliana Antonelli 

Concepção e Direção Geral: Ismael Alcam 

 
EXPO. EVA

FORMATO:

Fotos impressas papel fotoadesivo 90g Fosco.

PEÇAS:

10 - Tamanho 1,20m x 0,90m

CONCEITO:

Câncer de Mama ; Eva Perón

ANO DE LANÇAMENTO:

2016.

FICHA TÉCNICA:

Patrocínio Cultural: Décio Portella Cirurgia Plástica, Grupo Demanos e MATRIX DIGITAL

Apoio Cultural: Salão Maria Castro, Interativa TV e Programa Jak Jóy e Você 

Modelo: Mei-Ling Zapata 

Fotos: Felipe Affonso 

Beleza: Karina Zapata

Styling: Inajá Francisco 

Produção: Dany Carriel e Larissa Ceryno

Produção Executiva: Carlinhos Gonçalves 

Concepção e Direção Geral: Ismael Alcam 

Moda, beleza e sensibilidade interagem com o material da Expo.EVA, uma mostra fotográfica baseada na vida de Eva Perón (1919-1952), líder espiritual e Política da nação Argentina. O contexto é interpretado pela atriz Mei-Ling Zapata na ótica de Felipe Affonso , artista e amigo da intérprete que na ocasião acabara de descobrir um câncer de mama e em meio ao tratamento foi convidada pela ID models para protagonizar o projeto que selou o Outubro Rosa 2016 junto do Grupo Demanos e MATRIX DIGITAL ,ambos patrocinadores culturais da mostra. 

O trabalho, bastante biográfico vem com um tom muito artístico e poético, com fortes referências políticas e sociais, além é claro de atos baseados na obra de Andrew Loyd Webber, com o musical Evita produzido pela Broadway. As 10 fotos da exposição datam diferentes pontos da vida e curta, porém intensa, carreira política da mulher que se tornou ícone e até mesmo santa para o povo argentino.

A mostra também contou com lançamento e performance de modelos no formato de vernissage, interpretando em movimentos de moda toda a historicidade e conceitos presentes na cultura argentina durante essa época. As peças utilizadas foram cedidas pelo Grupo Demanos que também sediou a exposição. As fotos tiveram a composição de beleza criada e executada pela Artista Karina Zapata, que desenvolveu toda a estética das maquiagens, o que possibilitou datar as diferentes épocas de cada ato. 

 
EQUILIBRIUM

FORMATO:

Fotos impressas Couchê 250g Brilhante. 

PEÇAS:

15 - Tamanho A3 Plus.

CONCEITO:

Corpo e Espaço ; Os 5 sentidos ;

ANO DE LANÇAMENTO:

2017

Iniciando um aprofundado estudo sobre a relação entre corpo e moda, EQUILIBRIUM marca uma importante fase do ModelArts em que o foco no conceito de moda agrega a arte para criar uma linguagem, esse processo se tornou possível através da utilização dos 5 sentidos humanos; Tato, Olfato, Paladar, Visão e Audição, todos utilizados para provocar uma imersão ao espectador e as imagens. 

A ideia de se criar uma expo. sensorial veio a partir de poder dar acesso à esse tipo de material a todos os tipos de pessoas, incluindo deficientes, pois o trabalho possibilitou através dessas provocações afetar outros campos da percepção humana. As 15 imagens apresentadas no Sorocaba Shopping continham 1 sentido humano linkado, ou seja, as imagens estavam sempre tematizadas com o ver, ouvir, sentir, degustar ou tocar, desta forma possuíam imagens com trilha sonora, com partes comestíveis, com cheiros e outras interações, além de imagens tridimensionais que possibilitavam uma textura para deficientes visuais sentirem as imagens. 

Foram expostas fotos com a participação de modelos profissionais e amadores, o contexto era abordar a diversidade e a igualdade, dando uma analogia ao título. EQUILIBRIUM fala dos sentidos humanos e como regulamos tudo isso em busca de um balanceamento, é um circo das emoções humanas que traz de maneira interativa uma nova forma de se abordar e pensar sobre os diferentes pesos que equilibram tanto cada indivíduo como a sociedade como um todo. 

O trabalho conta com a fotografia assinada pela jornalista Fernanda Atayde que registrou diferentes ângulos e momentos dos modelos, a produção não possui maquiagens ou interferências de cenografia além de ser inteira fotografa com iluminação natural. Esse processo mais orgânico de criação faz parte dessa temporada mais artística e produtiva da agência no cenário de 2017. 

FICHA TÉCNICA:

 

Patrocínio Cultural: Rivelliz Instituto de Beleza e Sorocaba Shopping

Apoio Cultural: D-Arte em Movimento

Modelo: Gustavo Sanchez, Bruna Roxane, Letícia Garcia, Laysa de Souza e Raoni Oliveira.

Fotos: Fernanda Atayde

Produção: Larissa Ceryno

Ass. Produção: Luís Henrique Silva

Concepção e Direção Geral: Ismael Alcam 

 
EXPO. FIGHTERS

FORMATO:

Fotos impressas Couchê 250g Brilhante + expo virtual em 360º

PEÇAS:

18 - Tamanho A3.

CONCEITO:

Cancer de mama; Outubro Rosa;

ANO DE LANÇAMENTO:

2017

A MODA e a responsabilidade social andam lado a lado. Utilizar da linguagem de moda para discutir temas pertinentes à sociedade contemporânea é a missão do Projeto ModelArts que nessa obra retrata ilustrativamente a luta enfrentada pelas mais diversas pessoas quando o assunto é o CÂNCER DE MAMA.

Com elenco de 15 modelos participantes das oficinas semanais ministradas pelo projeto, a exposição conta com 3 linguagens principais: FOTO, VÍDEO E REALIDADE VIRTUAL. Essa fusão tem como objetivo atrair diversas camadas sociais, abrangendo diferentes perfis de espectadores.

O objetivo dessa exposição é ilustrar que quando uma mulher tem câncer de mama é travada uma luta também da sua família, amigos e todos que são envolvidos e conectados com essa mulher. Dialogar sobre a importância da prevenção dessa doença através do auto exame possibilita um número cada vez maior de tratamentos para esta, uma vez que quando identificados a tempo, os casos podem ser tratados em até 90% das vezes.

Conscientizar não só mulheres mas toda a população para a importância do autoexame e de outros procedimentos que podem salvar vidas ; esse é nosso intuito.

ARTE EM REALIDADE VIRTUAL 

A mostra contou com também com a inauguração de um novo formato midiático na região: A realidade virtual. Utilizando da tecnologia de imagens 360º, a expo estreou o formato utilizando uma sala virtual para expor o trabalho de maneira imersiva e inédita.

Veja o vídeo em 360º pelo player acima ou direito pelo Facebook clicando AQUI .

CAMPANHA MULTIDISCIPLINAR

Além de alertar a importância da atenção ao tema abordado, a mostra também encabeçou uma campanha de prevenção ao câncer de mama em parceria com o Grupo Demanos, apresentando palestras e workshops ocupacionais na rede.

Palestra no Grupo Demanos apresentando a campanha realizada em parceria com a empesa.

CLIP OFICIAL EXPO. FIGHTERS

Para fixar o conceito da campanha foi produzido um videoclipe realizado com os modelos do Projeto ModelArts que através de oficinas preparatórias buscaram retratar as diferentes lutas que a temática aborda, expressando diferentes emoções através de uma mensagem importante e essencial para a luta contra o câncer de mama. 

FICHA TÉCNICA:

Photos: Fernanda Atayde
Prod.: Luis Henrique​
Stylling: Brenda Silva​
Coreografia de Artes Marciais: Felipe Aleixo​
Prod.Executiva: Aimée Pavanelli​
Edição: Booker ID
Concepção e Direção: Ismael Alcam​
Uma iniciativa Grupo Demanos / Dimanos e ID models 

Realização: Projeto ModelArts

 
AFRONEW

FORMATO:

Mostra audiovisual

PEÇAS:

20 - Tamanho A3.

CONCEITO:

Debate Racial ; Cultura e Moda Afrobrasleira.

ANO DE LANÇAMENTO:

2018

Utilizando de uma linguagem artística com referências épicas, AFRONEW é um trabalho que debate as questões raciais em seu atual contexto histórico, fazendo contrastes entre o passado e o presente através do questionamento.

 

A obra foi executada com os alunos do Projeto ModelArts que trabalharam poses e movimentos com foco histórico e político, tendo eles mesmos a liberdade para criar e lapidar suas cenas. O trabalho também contou com a participação de pessoas fora dos meios artísticos e midiáticos com o objetivo de dar mais fidelidade e naturalidade ao tema abordado além de possibilitar que mais grupos e massas pudessem ter voz numa causa tão importante para nosso desenvolvimento como sociedade e como seres humanos. 

O trabalho foi inspirado na letra "Amazing Grace" de John Newton e tem como referência a obra "City of Angels" de Brad Silberling, ilustrando uma campanha de fim de ano com elenco 100% negro, interpretando anjos que trazem mensagens pertinentes à atualidade e seus desafios frente ao preconceito racial no Brasil. O trabalho (que conta também com fotos - lançamento no dia de natal) é integrante do Projeto ModelArts SOCIAL e contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Sorocaba.

 

 

O material foi captado no Barracão Cultural de Sorocaba com takes da Estrada de Ferro Sorocabana no feriado da consciência negra.

A mostra encerra um ciclo de oficinas abertas do ModelArts que posteriormente foca seus objetivos nas causas sociais priorizando as oficinas sociais feitas nas comunidades e periferias da região. 

FICHA TÉCNICA

 

Produção Executiva: ID models

Beauty: Meire Elen Lima

Consulting: Josh Castro

Figurinos: Izabel Alves

Ph.&Direção Geral: Ismael Alcam

Realização: Projeto ModelArts

 
DESFILES
 
CONSCIÊNCIA DAYIMANE

Complementando a exposição que narrou a importância da representatividade étnica nos campos artísticos e publicitários, o desfile CONSCIÊNCIA DAYIMANE performou diferentes estilos sociais e comportamentais numa instalação bastante rústica e aberta ao público. Com produção musical do DJ espanhol Julio Carro e beleza assinada por Maria Castro, o desfile também contou com diferentes empórios e estilistas locais, agitando o empreendedorismo regional através de novos formatos e atrativos publicitários de alto engajamento.

 
STARS FASHION SHOW

Realizado como resultado da 1º temporada do Projeto ModelArts, o Stars Fashion Show foi um evento de multi-talentos, executando em 2 dias diversos desfiles e performances num formato de show. Além de descobrir novos talentos para as passarelas regionais o evento também apresentou 2 noites de desfiles com as lojas do Shopping Cidade Sorocaba que sediou a atração. 

O evento contou com 2 noites de desfiles apresentando as lojas do Shopping Cidade sob interpretação dos modelos participantes da 1ª temporada do projeto.

FICHA TÉCNICA:

Patrocínio Cultural: Beau Corps | Apoio: Ballet Isadora Duncan e Salão Maria Castro


Realização: ID models, Projeto ModelArts e Shopping Cidade Sorocaba 


Produção Executiva:Diogo Marinho | Beleza: Maria e Josh Castro

Produção: 
Danny Carriel, Beatriz Frois, William Frairy, Kleiton Lima, Luiz Santos, Lucas Santos, Amanda Brilhante e Francine Silva

Juri Técnico:
Dóris Garcia, Carlinhos Gonçalves, Rafael Maluzi, Uesley Paganelli, Meire Elen Lima e Rosa Camargo

Direção Geral:
Ismael Alcam 

 
SOROCABA SHOPPING FASHION

Comemorando os 35 anos do 3° Shopping Center do Brasil o SSF foi uma semana de moda composta por 3 noites de desfiles além de seletivas artísticas, apresentando as marcas e os artistas locais num formato inédito e dinâmico.


Com o tema "3 Décadas e Meia de Estilo" - O evento contou cronologicamente a historia e a importância da moda em 35 anos de legado.

O evento contou com mais de 20 lojas locais e 75 profissionais de toda a região.

DESFILE KIDS: A atração trouxe para a passarelas as lojas do Sorocaba Shopping em desfiles diferenciados com diferentes idades e estilos.

Durante as 3 noites de evento eram contados na passarela diferentes momentos da MODA brasileira e mundial, fazendo um resumo histórico através de desfile de moda.

Além de datar diferentes épocas por meio das trilhas sonoras, foi realizado um trabalho de preparo através de movimentos com os modelos, fazendo laboratórios históricos para que o resultado fosse o mais fiel possível, respeitando traços específicos no comportamento social ao longo das décadas.

FICHA TÉCNICA:

O Sorocaba Shopping Fashion foi uma promoção exclusiva RADIO IPANEMA FM - SOROCABA


APOIO: ITV - canal 24 da NET , Jornal Ipanema, RÁDIO IPANEMA , Cineplay Sorocaba , Maria Castro, Clínica Beau Corps e Ballet Isadora Duncan.
REALIZAÇÃO: ID Agência & Produtora , Sorocaba Shopping e Projeto ModelArts.

DIREÇÃO GERAL: 

Ismael Alcam.

 
HÍBRIDOS

Com o objetivo de tecer uma moda mais autêntica nos aspectos culturais brasileiros, o Projeto ModelArts, em parceria com a  Secretaria da Cultura de Sorocaba apresenta a obra HÍBRIDOS; um desfile contemporâneo de moda que cruza linguagens artísticas na busca por novos formatos de performances, discutindo temas de cunho cultural e social, fazendo da moda uma plataforma de transformação e expressão para dezenas de crianças e jovens.

A proposta da produção é ilustrar através de um desfile de moda toda a contribuição da tradição nordestina na construção da cultura paulista, representada por uma geração híbrida, resultado da fusão destes dois povos, interligados nas necessidades de sobrevivência e desenvolvimento.

Participam da performance crianças e jovens alunos do Projeto ModelArts, que realizaram através de oficinas um laboratório específico para a pesquisa e o desenvolvimento de novas linguagens para modelos do cenário contemporâneo, ilustrando no segmento artístico uma importante e potente ferramenta para se produzir arte através de temáticas culturais que enriquecem a atuação do(a) modelo na sociedade moderna.

A produção conta a trajetória migratória dos nordestinos para o sudeste do Brasil, ilustrada através de performances no formato de desfiles. Nessa migração os personagens passam por desafios e fortes mudanças, inclusive nas suas expressões culturais e tradicionais que vão sendo aos poucos apagadas e substituídas pelo cinza de São Paulo.

Durante a performance são trabalhados temas intensos ligados à questão do nordestino e seu cotidiano, passando pela sua rica cultura desde literatura de cordel, danças típicas e geografia até seus maiores desafios como a seca e a fome. A proposta visa expor o genocídio cultural que foi sendo efetuado nas últimas décadas para com uma tradição tão rica e intensa como a nordestina, além de se debater assuntos como a xenofobia e o preconceito. A obra teve a consultoria do CCTN Centro Cultural de Tradições Nordestinas de Sorocaba e Região

O processo de criação durou cerca de 10 meses e contou com oficinas preparatórias com o objetivo de dissertar a gigantesca cultura nordestina em contraste com a metrópole, sendo uma obra contestadora e que utiliza de elementos tradicionais como ferramentas de conscientização e representatividade. A produção contou com a participação de crianças entre 5 e 11 anos que através de literatura de cordel desenvolveram uma linguagem no formato de desfile que narrou importantes passagens da trajetória nordestina no Estado. 

A obra é contada em uma linha do tempo com dois atos principais: O Sertão e A Metrópole, ambos em diferentes polos de um processo migratório que extinguiu traços de identidade de um povo em prol da necessidade de sobrevivência. Para compor essa trajetória foram colocados em pauta temas importantes que relacionavam o acelerado ambiente metropolitano com a poética esfera nordestina. 

FICHA TÉCNICA:


CASTING: Modelos assistidos do Projeto ModelArts Social

CONSULTORIA: C.C.T.N SOROCABA 

STYLLE: Ciléia Silva Alta Costura 

PATROCÍNIO CULTURAL: Kadosh Invest e JJ Imóveis.

REALIZAÇÃO: ID models e Projeto ModelArts 

APOIO: Secretaria da Cultura - Sorocaba

DIREÇÃO GERAL: Ismael Alcam.

 
REALIDADE VIRTUAL

Sendo um do pioneiros na utilização da tecnologia de Realidade Virtual (em inglês VR) na moda, o ModelArts trouxe para suas atividades uma nova ferramenta através desse novo formato de mídia, possibilitando que seus assistidos realizassem projetos artísticos dentro das principais plataformas de ralidade virtual, atuando num ambiente imersivo e repleto de possibilidades. 

Esse feito também possibilitou a realização de trabalhos interativos, conectando-se com o público através de tecnologia atrelada à arte. Produzindo o 1º editorial em realidade virtual da América Latina, o Projeto ModelArts estreou uma nova atividade social nos campos de desenvolvimento socioeconômico e economia criativa, oferecendo oportunidades de transformação através da inovação. 

LOOK3D DIMANOS | COLEÇÃO ÁRIDA - EDITORIAL DE MODA 360°

 Modelos: Marina BF e Talita Sants Produção: Luís H. Produção Executiva: Karina Yamamoto Criação e Direção: Ismael Alcam. Uma produção exclusiva ID models e Projeto Modelarts © ID models 2017 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

COLEÇÃO ÍNDIGO - EDITORIAL KIDS 360° DIMANOS SOROCABA

Modelos: Dafne de Paula, Laysa Lima, Miguel Theodoro, Maysa Franco e Nathalia Ferreira. Produção Executiva: Karina Yamamoto Produção: Dany Carriel Concepção e Direção: Ismael Alcam Realização: ID models e Projeto ModelArts.

Ação Dia dos Pais | REALIDADE VIRTUAL DIMANOS - GRUPO DEMANOS 2017

Utilizando da tecnologia de realidade virtual, o Grupo Demanos e a ID models Agency apresentam ao público uma experiência de interatividade.

 
INCLUSÃO

Em 1988, Albertina Brasil e Ritamaria Aguiar, fundaram o programa Arte Sem Barreiras que tem como objetivo valorizar o artista com deficiência mostrando que, por meio da música, do teatro, das artes plásticas, da literatura e da dança é possível resgatar o pleno potencial humano e produzir meios de interação entre as pessoas com necessidades especiais e a sociedade.

 

Mais de 30 anos após a fundação do Arte Sem Barreiras, a Secretaria da Cultura  (2018) em parceria com o Projeto ModelArts trouxe para a Região Metropolitana de Sorocaba uma nova formatação do programa, inserindo pessoas com deficiência física e intelectual em produções artísticas e culturais, o que deu início a uma nova vertente do ModelArts que a partir deste momento trabalharia efetivamente com inclusão em sua agenda de oficinas e em suas produções.

DESFILE MODA&ARTE SEM BARREIRAS - 2018

 TEATRO MUNICIPAL TEOTÔNIO VILLELA - SOROCABA 

APOIO CULTURAL: Rancho da Costela, Ciléia Silva Alta Costura, Grupo DEMANOS e VIVI FONTES Fotografia. | PRODUÇÃO: ID MODELS & PROJETO MODELARTS | REALIZAÇÃO: SECULT Sorocaba.

O desfile Moda & Arte sem Barreiras apresentou no palco do Teatro Municipal de Sorocaba parte dos desafios que pessoas com deficiência passam no dia a dia em uma obra contestadora, contando em diferentes movimentos a importância do incentivo e do empoderamento. A produção fez parte do calendário oficial das comemorações dos 364 anos de Sorocaba

Compondo o desfile cívico oficial de 7 de setembro em Sorocaba, o ARTE SEM BARREIRAS entrou no evento cívico trazendo a temática INDEPENDÊNCIA É VIDA, inserindo em um evento oficial a temática de suma importância relacionada na inclusão do deficiente.

 

Com cerca de 25 participantes, a ação marca uma nova etapa na inclusão dentro de atos cívicos, dispondo da representatividade destes também nos mais tradicionais eventos do País.

Em parceria com a A.P.A.E Sorocaba, o Projeto ModelArts participou da SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 2018.

Com desfile realizado em praça pública, a ação inseriu os assistidos pela A.P.A.E Sorocaba num desfile aberto, trabalhando a temática da inclusão nos meios sociais.

A ação trouxe visibilidade para a inclusão do deficiente intelectual nos processos de mídia e arte nacionais, debatendo temas pertinentes aos seus desafios e conquistas; um dos principais objetivos do Projeto ModelArts Social.

Oficina de preparo para o desfile MODA&ARTE SEM BARREIRAS

Agosto de 2018 - Centro Esportivo Vila Gabriel | Sorocaba.

Em parceria com a SIAS-Sorocaba, o projeto MODA & ARTE SEM BARREIRAS iniciou um novo marco nas políticas públicas de inclusão sobretudo nos processos artísticos, possibilitando que diversos grupos em diferentes pontos de acesso pudessem participar de oficinas culturais do Projeto ModelArts criando produções que expressavam seus principais desafios frente à sociedade. Participaram para-atletas, assistidos e crianças especiais de diferentes núcleos da região de Sorocaba - SP.

 
SOCIAL

Utilizando da Moda e da Arte como ferramentas de transformação , a vertente social do ModelArts vem desenvolvendo nos últimos anos diferentes formas de dar acesso e empoderamento à grupos e massas antes excluídos da esfera publicitária e artística, possibilitando que mais pessoas possam ter a oportunidade de visibilidade e voz em produções artísticas. 

 
VITRINE VIVA

Buscando criar novos campos de atuação para os modelos do Projeto ModelArts, a ação VITRINE VIVA une técnica e ensaio para a realização de intervenções artísticas e comerciais, criando novas possibilidades de desenvolvimento social e econômico. 

Oficina de preparo para ação VITRINE VIVA na Biblioteca Municipal de Sorocaba - 2018.

Cross Projeto Moda & Arte sem barreiras com Ação Vitrine Viva ModelArts.

Ação VITRINE VIVA no Sorocaba Shopping 

Chamada para a semana de MODA SSF - 2016

A maior ação coordenada de vitrine viva já realizada. Ao total 

26 lojas exibiram modelos simultaneamente em suas vitrines durante 2 horas.